top of page
Guilherme Dearo

Ler e escrever em "ABC da Literatura", de Pound

Atualizado: 28 de jun.

Ezra Pound sobre a literatura, os escritores e os leitores, em "ABC da Literatura"


1. Um clássico é clássico não porque esteja conforme a certas regras estruturais ou se ajuste a certas definições (das quais o autor clássico provavelmente jamais teve conhecimento). Ele é clássico devido a uma certa juventude eterna e irreprimível.


2. Literatura é linguagem carregada de significado.


3. O homem lúcido não pode permanecer quieto e resignado enquanto o seu país deixa que a literatura decaia e que os bons escritores sejam desprezados.


4. Um povo que cresce habituado à má literatura é um povo que está em vias de perder o pulso de seu país e o de si próprio.


5. Creio que o professor ideal seria o que examinasse qualquer obra-prima que estivesse apresentando a seus alunos quase como se nunca a tivesse visto antes.


6. Um problema mais grave requer a analogia biológica; os artistas são as antenas; um animal que negligencia os avisos de suas percepções necessita de enormes poderes de resistência para sobreviver (...). Uma nação que negligencia as percepções de seus artistas entra em declínio. Depois de um certo tempo ela cessa de agir e apenas sobrevive. (...) Os artistas e os poetas indubitavelmente ficam excitados e "superexcitados" pelas coisas muito antes do público em geral. Antes de decidir se um homem é um louco ou um bom artista seria justo perguntar não somente se "ele está indevidamente excitado", mas se "ele está vendo algo que nós não vemos".


7. A música apodrece quando se afasta muito da dança. A poesia se atrofia quando se afasta muito da música.


8. Os homens não alcançam compreender os livros enquanto não chegam a ter certa dose de experiência de vida. Ou, de qualquer modo, homem algum consegue compreender um livro profundo enquanto não tenha visto e vivido pelo menos parte de seu conteúdo.


POUND, E. ABC da Literatura. São Paulo: Cultrix, 2014.

Comments


bottom of page